No Reino Unido, a receita das empresas aumentou em média 35% durante projeto-piloto de jornada reduzida em comparação com período similar em anos anteriores
O projeto de uma semana de trabalho de quatro dias tem como objetivo aumentar a produtividade no espaço de trabalho, explica Renata Rivetti, especialista em Felicidade Corporativa e diretora da Reconnect Happiness at Work, à CNN.
A empresa vai encabeçar as primeiras pesquisas qualitativas e quantitativas sobre uma semana de trabalho de quatro dias no Brasil, parceria com a 4 Day Week Global e o Boston College.
Rivetti explica que a ideia de uma semana de quatro dias surgiu de um empresário na Nova Zelândia, que começou a testar a prática de uma semana mais curta com os seus funcionários, e avaliou os indicadores a partir de medidas próprias.
“A nossa sociedade está trabalhando muito, mas não tem apresentado bons indicadores de produtividade nem de saúde mental. Esse projeto quer ampliar a discussão e encontrar novos caminhos e formas de trabalhar mais produtivas“, coloca a especialista.
Experiências anteriores
A semana de quatro dias propõe reduzir a jornada de trabalho a 32 horas semanais. O novo arranjo pode ser feito de três maneiras:
tirar a segunda-feira da semana útil;
tirar a sexta-feira da semana útil;
reduzir a carga horária todos os dias.
O princípio do projeto é utilizar a lógica do “100 – 80 – 100“, que consiste em: 100% do salário; 80% de tempo e 100% de produtividade.
No Reino Unido, o projeto-piloto ocorreu no início deste ano, com a participação de 2.900 colaboradores de 61 empresas diferentes.
A 4 Day Week Global compartilhou alguns dos resultados:
92% das empresas continuarão com a semana de 4 dias;
39% dos colaboradores se sentiram menos estressados;
71% reduziram sintomas de burnout;
54% achou mais fácil conciliar vida pessoal e profissional;
Aumento de 1.4% na receita;
Comparando com período similar anos anteriores, a receita aumentou em média 35%;
15% dos colaboradores participantes disseram que nenhum aumento de salário os faria voltar à semana de 5 dias.
Confira o cronograma do piloto:
Junho e Julho de 2023: Foram realizadas sessões informativas sobre o programa piloto.
Agosto de 2023: Foi o prazo final para se inscrever na primeira fase do programa piloto.
Agosto, Setembro e Outubro de 2023: Período de preparação, treinamento e sessões de integração com equipe de suporte.
Novembro: Estabelecer métricas de linha de base para o aspecto de pesquisa do piloto e estar pronto para o teste.
Novembro de 2023 a Abril de 2024: Período de teste de seis meses, do início ao fim.
Por enquanto, o projeto no Brasil é considerado um benefício na carteira de trabalho dos funcionários que aderiram ao processo.
Neste período, Renata Rivetti explica que as organizações que administram a pesquisa estão discutindo com os sindicatos sobre acordos coletivos para garantir esses benefícios aos trabalhadores.
Após o processo, cada empresa tem o direito de decidir se irá manter o modelo de trabalho ou não, conta a diretora da Reconnect Happiness at Work.